Galinheiro móvel no pomar


Tive o prazer de ficar vários dias entre 2019 e 20 na Ecovila Águas Contentes, um lugar especial perto da natureza, com silencio e a vida explodindo por todos os lados, afinal é Verão e o calor e chuvas aceleram muitos metabolismos.

Em nosso pomar fica evidente essa vitalidade pulsante, e aproveitar essa época do ano para ampliar a biodiversidade decidimos construir um galinheiro móvel, para ajudar a adubar ainda mais o solo, além de comerem a braquiária e arar a terra. Sim, as galinhas ficam o dia todo ciscando procurando insetos e sugando as lâminas frescas de capim, com aquelas pernas e pés resistentes e fortes.

A ideia do galinheiro móvel é um sonho antigo dos associados, então nessa passagem de ano me dediquei a orientar e construí-lo, com apoio do nosso caseiro Marcio e ajuda das associadas Marta, Carmen, Ana Lucia, Cyra e associado André trabalhando conjuntamente, nos divertindo, e aprendendo a erguer sonhos e transforma-os em realidade.

Depois de 5 dias de trabalho o galinheiro estava montado, com 20 ninhos para botarem seus ovos, 4 portas laterais facilitando acesso para manejo e coleta dos ovos, 3 puleiros adequados ao espaço, telhado montado com estrutura de bambu coberto com lona de banners usados e palha seca, ou seja, um novo lar para as galinhas ficarem bem protegidas e alimentadas.

Sua estrutura toda de madeira reutilizada, usou como base uma carroça rural, que se movimenta para áreas do pomar, e tendo como resultado uma terra adubada, pronta para plantar mais plantas alimentícias.

Com certeza as galinhas vão adorar ter uma casa aconchegante e seca nesse Verão chuvoso na Ecovila Águas Contentes.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Contato

(11) 981935452 -  vivo - whatsapp

ecovilaaguascontentes@gmail.com

Endereço

Rodovia Estadual Deputado Estadual Ferraz Caldas KM 4,3

Distrito de Águas de Contendas - Conceição Rio Verde/MG

  • Facebook Social Icon

Imagens de Ana Lúcia Pilz Borba