APRESENTAÇÃO

Na Ecovila Águas Contentes a Natureza tem seu espaço garantido em cada canto, pois a ideia é que nossos jardins sejam orgânicos cheios de alimentos, flores e vida.

Aqui promovemos e difundimos a Permacultura, que tem como princípios o cuidado com a terra, com as pessoas e repartir o excedente. Nossa proposta é que aconteçam atividades educativas e produtivas orientadas por um estilo de vida saudável e sustentável, onde o interno e externo, o individual e o coletivo possam coexistir dentro da Cultura de Paz.

Também acreditamos que é importante incentivar uma outra relação entre nós e a natureza, sendo assim, na Ecovila priorizamos a vida silvestre, sendo vedada a presença de cachorros e gatos. Os lares dos associados que estão sendo construídos na área residencial, as construções da área comunitária da Ecovila são orientados pela arquitetura sustentável e conectados por jardins comestíveis onde aprendemos plantando, cuidando e colhendo diversos tipos de alimentos. Todos são bem vindos para aprender e vivenciar conhecimentos e práticas para um estilo de vida mais leve e saudável. 

A Ecovila Águas Contentes foi criada em 2012, quando um grupo de pessoas reuniram-se para fundar a Associação Vale de Transição SC/OSCIP que adquiriu uma área de 12 hectares no município de Conceição do Rio Verde/MG no Circuito das Águas, vizinho dos municípios de São Lourenço e Caxambu.

Na área de 12 hectares adquirida pela Associação em 2012 já existia uma nascente, uma pequena casa, um pomar, uma praia nas margens do Rio Baependi com Mata Atlântica ciliar e floresta circundando todo o terreno.

Em 2014 enfrentamos uma seca muito forte, e apesar de termos uma nascente com boa vazão, construímos um poço para garantirmos o abastecimento de água sempre que necessário. A água deste poço é mineral e a bomba é acionada somente se a nascente está com baixa vazão.

Em 2015 voltamos os nossos esforços para construção uma área comunitária onde pudéssemos nos reunir e receber amigos e visitantes. Foi então que nasceu a ideia de formarmos um espaço educador o Centro de Educação Ambiental Ecovila Águas Contentes – CEA Águas Contentes (link para CEA) com plantação de canteiros de ervas medicinais, flores, viveiro com mudas de arvores nativas da Mata Atlântica, sistema de tratamento biológico do esgoto e águas cinzas e outras tecnologias de sustentabilidade. Este espaço é dedicado à educação ambiental promovendo visitas monitoradas, mutirões, cursos, oficinas e vivencias a turistas que visitem a região, estudantes e interessados em geral. A partir deste contato no CEA iremos divulgar o projeto da Ecovila Águas Contentes aos interessados, para se tornarem voluntários ou associados.

Em 2015 voltamos os nossos esforços para construção uma área comunitária onde pudéssemos nos reunir e receber amigos e visitantes. Foi então que nasceu a ideia de formarmos um espaço educador o Centro Comunitário da Ecovila Águas Contentes para promover receber voluntários, estudantes, professores, convidados e vivenciar atividades de plantio de canteiros de ervas medicinais, flores, viveiro com mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, conhecer o funcionamento do sistema de tratamento biológico do esgoto e águas cinzas e outras tecnologias de sustentabilidade. Este espaço é dedicado à educação ambiental promovendo visitas monitoradas, mutirões, cursos, oficinas e vivencias. 

Um dos principais focos da Ecovila é a produção de alimentos orgânicos para a boa alimentação dos associados e dos convidados. Já temos inúmeras árvores frutíferas de manga, goiaba, limão, graviola, pera, jabuticaba, abacate, acerola, produzindo, além de horta com irrigação que produz diversas hortaliças, além de culturas de grãos, ervas medicinais e temperos que fazem parte dos nossos cardápios.

O QUE É PERMACULTURA?

Permacultura é uma palavra formada pela união de ¨permanente¨ e ¨agricultura¨ e representa uma nova maneira de pensar e organizar a atividade produtiva, formando sistemas multifuncionais eficientes e duradouros. Vai além da agricultura ecológica, pois engloba também economia, aproveitamento de energias, ética, sistemas de captação e tratamento de águas e bioarquitetura.

 

Tem sua origem na Austrália, na década de 70, buscando inicialmente métodos de produção agrícola com baixo impacto ambiental, reestruturação de solo e florestas, com o objetivo de propiciar recursos perenes às próximas gerações. Desenvolve espaços construídos com recursos locais, com reaproveitamento ou reuso, observa e imita os sistemas e ciclos da natureza e capta o máximo da sua energia proveniente de fontes renováveis e limpas, bem como promove ações cooperativas e o fortalecimento de comunidades solidárias.

Contato

(11) 981935452 -  vivo - whatsapp

ecovilaaguascontentes@gmail.com

Endereço

Rodovia Estadual Deputado Estadual Ferraz Caldas KM 4,3

Distrito de Águas de Contendas - Conceição Rio Verde/MG

  • Facebook Social Icon

Imagens de Ana Lúcia Pilz Borba