HISTÓRIA

A Ecovila Águas Contentes foi criada em 2012, quando um grupo de pessoas reuniram-se para fundar a Associação Vale de Transição SC/OSCIP que adquiriu uma área de 12 hectares no município de Conceição do Rio Verde/MG no Circuito das Águas, vizinho dos municípios de São Lourenço e Caxambu.

Ecovila Águas Contentes

Na área de 12 hectares adquirida pela Associação em 2012 já existia uma nascente, uma pequena casa, um pomar, uma praia nas margens do Rio Baependi com Mata Atlântica ciliar e floresta circundando todo o terreno.

Ecovila Águas Contentes

Uma das primeiras ações foi rever o design do terreno, traçando o caminho das águas para evitar erosão, armazenando-a na época das chuvas e elaborando novos caminhos e trilhas para ampliar a acessibilidade em todos os pontos. Após esta ação, foram plantadas muitas árvores nativas e frutíferas na Mata Ciliar nas margens do rio e numa nova área de pomar.

Ecovila Águas Contentes

A Ecovila está dividida em duas áreas, uma comunitária e outra para residência dos associados. Estas áreas estão divididas em 19 lotes. Os lotes 1 e 2 são para a Escola e Centro de Educação Ambiental e os demais 17 lotes são dos associados. Em 2016 temos 5 lotes ocupados, na área residencial e 1 na área comunitária, sendo eles: 1, 15, 16, 17, 18 e 19. Ainda temos disponíveis 12 lotes de número 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14.

Na área comunitária o lote 1 pertence ao Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade www.5elementos.org.br, destinado no futuro a construção de uma escola para os moradores da Ecovila e vizinhança.