top of page
HISTÓRIA

A Ecovila Águas Contentes foi criada em 2012, quando um grupo de pessoas reuniram-se para fundar a Associação Vale de Transição SC/OSCIP que adquiriu uma área de 12 hectares no município de Conceição do Rio Verde/MG no Circuito das Águas, vizinho dos municípios de São Lourenço e Caxambu.

Ecovila Águas Contentes

Na área de 12 hectares adquirida pela Associação em 2012 já existia uma nascente, uma pequena casa, um pomar, uma praia nas margens do Rio Baependi com Mata Atlântica ciliar e floresta circundando todo o terreno.

Ecovila Águas Contentes

Uma das primeiras ações foi rever o design do terreno, traçando o caminho das águas para evitar erosão, armazenando-a na época das chuvas e elaborando novos caminhos e trilhas para ampliar a acessibilidade em todos os pontos. Após esta ação, foram plantadas muitas árvores nativas e frutíferas na Mata Ciliar nas margens do rio e numa nova área de pomar.

Ecovila Águas Contentes

A Ecovila está dividida em duas áreas, uma comunitária e outra para residência dos associados. 


Em 2022 já existem 5 lotes que estão com as casas dos associados, e a Ecovila dispõe de mais 15 lotes para quem ingressar na associação e se tornar associado.

bottom of page