HISTÓRIA

A Ecovila Águas Contentes foi criada em 2012, quando um grupo de pessoas reuniram-se para fundar a Associação Vale de Transição SC/OSCIP que adquiriu uma área de 12 hectares no município de Conceição do Rio Verde/MG no Circuito das Águas, vizinho dos municípios de São Lourenço e Caxambu.

Na área de 12 hectares adquirida pela Associação em 2012 já existia uma nascente, uma pequena casa, um pomar, uma praia nas margens do Rio Baependi com Mata Atlântica ciliar e floresta circundando todo o terreno.

Uma das primeiras ações foi rever o design do terreno, traçando o caminho das águas para evitar erosão, armazenando-a na época das chuvas e elaborando novos caminhos e trilhas para ampliar a acessibilidade em todos os pontos. Após esta ação, foram plantadas muitas árvores nativas e frutíferas na Mata Ciliar nas margens do rio e numa nova área de pomar.

A Ecovila está dividida em duas áreas, uma comunitária e outra para residência dos associados. Estas áreas estão divididas em 19 lotes. Os lotes 1 e 2 são para a Escola e Centro de Educação Ambiental e os demais 17 lotes são dos associados. Em 2016 temos 5 lotes ocupados, na área residencial e 1 na área comunitária, sendo eles: 1, 15, 16, 17, 18 e 19. Ainda temos disponíveis 12 lotes de número 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14.

Na área comunitária o lote 1 pertence ao Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade www.5elementos.org.br, destinado no futuro a construção de uma escola para os moradores da Ecovila e vizinhança.

Contato

(11) 981935452 -  vivo - whatsapp

ecovilaaguascontentes@gmail.com

Endereço

Rodovia Estadual Deputado Estadual Ferraz Caldas KM 4,3

Distrito de Águas de Contendas - Conceição Rio Verde/MG

  • Facebook Social Icon

Imagens de Ana Lúcia Pilz Borba