top of page

Tratamento de esgoto e água com sabão são implantados na Ecovila Águas Contentes

Em janeiro de 2016 iniciamos a construção do 1º sistema de tratamento biológico das águas negras (esgoto) e águas cinzas (água com sabão) na Ecovila Águas Contentes situada no município de Conceição do Rio Verde/MG.

O sistema irá atender até 100 pessoas por dia num conjunto de 5 banheiros e lavanderia da área comunitária da Ecovila, onde serão recebidos grupos de turistas, estudantes e interessados em conhecer o Centro de Educação Ambiental e a Ecovila Águas Contentes.

O sistema de tratamento das águas negras (esgoto) foi montado por meio de mutirão com a presença das associadas: Ana Lúcia, Andrea, Carmen, Luiz, Marta, Mônica, os pedreiros Sr. Ademir, Sr. Wanderli e caseiro da ecovila Kenedy e os voluntários Xan e João. Foi trabalhoso, porém divertido e com muitos aprendizados para todos!

 

Foi incrível ter feito este trabalho, hoje me sinto capacitado pra montar um esgoto biológico e isto pra mim é muito importante. Ter feito tudo isto foi sensacional, incrível!!! Quero voltar mais vezes.

Xan Lucato

 

Naquele lúdico, sério, alegre, trabalho de esperar os pneus rolando morro abaixo, minha alma voltou para a infância. Me deparei com o menino que habita em mim, neste homem de 60 anos, recuperar sua alegria de se juntar a várias mãos pra construção de um modo novo de estar no planeta. O momento nosso como habitante do planeta é pra se trabalhar juntos.

Há 12 anos faço um trabalho solitário no teatro através de um monólogo. Estava um pouco longe de um trabalho coletivo, de grupo. Tive a oportunidade este mês de janeiro de participar da construção de uma parte importante da Ecovila Águas Contentes. Sou nascido no sul de Minas e naquele lúdico, sério, alegre, trabalho de esperar os pneus rolando morro abaixo, minha alma voltou para a infância. Me deparei com o menino que habita em mim, neste homem de 60 anos, recuperar sua alegria de se juntar a várias mãos pra construção de um modo novo de estar no planeta. O momento nosso como habitante do planeta é pra se trabalhar juntos. Mãos , corações, braços, pernas, tudo junto, pra provar que a alegria é a prova dos nove. E também andando com Fé, porque a fé não costuma faiá. Minha gratidão a esta turma bacana pelo dia maravilhoso, pelo almoço, delicioso, pelo trabalho que vocês estão fazendo, pela amorosidade que rola, pelas dores nos braços no dia seguinte, rsrsrs. Dores gostosas de labuta. “assim com a amorosidade, lançamos um olhar obsequioso sobre a loucura do mundo”. Gilberto Gil. Um beijo muito contente pras Águas Contentes.

João Signorelli

 

A estrutura de tratamento das águas negras (esgoto) conta com um tanque de alvenaria de 8m de comprimento, por 2m30 de largura e 2 de altura onde foi acrescentada uma lona plástica para reforçar a impermeabilização. A 1ª etapa consiste na instalação do cano do esgoto, que vai para o fundo deste tanque, com uma saída para alto que elimina o gás metano. Este cano do esgoto ao fundo do tanque foi todo perfurado e depois envolvido com pneus velhos, sendo recoberto com entulho, até os pneus não serem mais vistos. Chamamos esta parte do sistema de anaeróbico, pois, nesta área o esgoto é absorvido por bactérias que vivem sem oxigênio, e se alimentam das fezes. Na 2ª etapa foram inseridas camadas de brita e areia com 15 a 20cm de altura cada, sendo permeadas por bidim, uma manta que ajuda na filtragem do sistema. Ao atingirmos os 1,5m de altura chegamos a 3ª etapa do sistema, onde foi acrescentado terra e plantada plantas de folha larga tais como, bananeiras, taiobas e outras. Desta forma foi montado o sistema de evapotranspiração, ou seja, quando a água do sistema sobe, irriga as raízes das plantas nutrindo-as, e suas folhas largas eliminam a água por meio da evaporação.

O sistema de tratamento das águas cinzas é mais simples de ser montado. Foram construídos três tanques de 4,5m de comprimento, por 2m30 de largura e 1m de altura. Nos três tanques de foram colocadas lonas plásticas para reforçar a impermeabilização. O cano com as águas dos chuveiros, tanques e pias chegam sempre na parte inferior do tanque, sendo esta parte ao fundo dos taques perfurados, e recobertos por bidim e camadas de brita e areia com 15 a 20cm de altura cada uma, até completarem 50cm de altura. Depois vem a água cinza até 50cm de altura e na superfície são colocadas plantas aquáticas que se alimentam destes nutrientes e limpam e filtram a água com

suas poderosas raízes. No 1º tanque foram plantadas aguapés exóticos que tem raízes de até 1m

de profundidade e aguentam uma carga maior de sabão. No 2º tanque foram plantadas sombrinha chinesa, alface d’água e aguapé brasileiro para apoiar a filtragem da água com menor carga de resíduos e no 3º tanque utilizamos papiros, copo de leite e outras que se encarregam de limpar totalmente esta água, que vai limpa em direção ao rio.

Este sistema fará parte da visita monitorada do Centro de Educação Ambiental Ecovila Águas Contentes, com o objetivo de disseminar esta tecnologia de sustentabilidade. Venha nos visitar!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page